quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESCRITÓRIO ORGANIZADO

Considerando que o ambiente que você vive e trabalha reflete muito do que você é, seu estilo pessoal, vamos passar
algumas dicas para que o seu escritório não vire uma bagunça, com lápis, caneta, clipes, grampeador e muito, muito papel
espalhado pelos quatros cantos.

Primeiro passo -  reúna  tudo de cima e de dentro de sua mesa e empilhe no chão
Segundo passo - limpe todos os espaços,  mesa, gavetas e estante
Terceiro passo - mantenha somente os itens em perfeitas condições de uso, e elimine todo papel desnecessário

- Jogue fora todas as canetas que não funcionam mais.
- Reúna todos seus cartões de visita, e classifique-os por ordem alfabética.
- Reúna todos os telefones anotados em papéis e coloque em uma agenda.
- Jogue no lixo papéis velhos, cotoco de lápis, clipes enferrujados e velhos rascunhos.
Quanto aos papéis, separe e arquive somente o que for necessário, como, por exemplo:
  1. documentos ativos: que podem ser divididos em:
      -  documentos pessoais: carteira de identidade, de motorista, cpf,  passaporte
      - documentos da casa: IPTU, conta de luz, gás, telefone fixo e móvel, TV por assinatura, cartão de crédito, condomínio, mensalidade do colégio, convênios,
    2. documentos inativos:  certidões de nascimento,  casamento, escrituras, contrato de plano de saúde

  Tenha uma pasta específica para guarda de documentos que serão usados na sua próxima declaração de Imposto de Renda.
  Consulte  a tabela de temporalidade para saber o que e o tempo necessário requerido para guarda de cada documento.
Quarto passo - reorganizar as coisas que você manteve, guarde-os em produtos organizadores apropriados

Para as pastas de trabalho, do dia a dia, dicionários o ideal é ter uma estante com prateleiras. Se não for possível, deixe os dicionários sobre a mesa
e guarde os documentos em pastas suspensas, sanfonadas ou individuais  numa gaveta. 

Os livros ficam agrupados por temas ou por títulos, como preferir, na posição vertical. Guarde na horizontal somente livros de arte.
Os cartuchos da impressora, colas, fitas adesivas - guarde-os em caixas etiquetadas, facilitando o acesso  na hora do uso.
Grampos, clipes, borracha, apontador, caneta, lápis, corretivos e materiais miúdos, podem ser organizados em gavetas que tenham divisórias, como porta talheres, pois deixam as gavetas sempre arrumadas e a mesa mais livre para você trabalhar.









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